PORTUGAL SERÁ� MELHOR

  • - se a casa de Aristides de Sousa Mendes fôr reconstruída para um projecto ligado com a sua vida
  • - se houver mais locais para pôr as mãos na massa
  • - se cada um de nós Ler +
  • - se cada um de nós respeitar os passeios como lugar de trânsito dos peões, sobretudo dos que têm menos mobilidade
  • - se for mandado para as urtigas o princí­pio, muito vulgarizado: Tudo pelos amigos, nada pelos inimigos. Aos outros aplica-se a lei. É mais simples e justo se a todos se aplicar a lei.

POR UM JORNALISMO MELHOR

Recentes

Ligações


  • Get Firefox!

terça-feira, dezembro 16, 2008

SÓ TEXTOS

Apresentação "Estudos do Século XX"

O Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra - CEIS 20, vai apresentar, no próximo dia 17 de Dezembro de 2008, pelas 18h00 na Sala D. João III do Arquivo da Universidade de Coimbra o nº 8 da revista Estudos do Século XX, dedicada ao tema "Cultura: Imagens e Representações", coordenado pelo Prof. Doutor Vítor Neto. A apresentação será feita pelo Prof. Doutor Norberto Cunha da Universidade do Minho.

"Cultura: Imagens e Representações", a temática geral da revista foi dividida em três dossiês: "Teoria e Imagens, Política, Estética e Ensino, e Literatura, Cultura e Representações.

Colaboram na revista Professores e Investigadores nacionais e estrangeiros de grande reputação, nomeadamente no primeiro tema, Alan Dowty com o título "The Past and Future of Israel", Georges Contogeorgis com "Culture et civilisation. Images et représentation des concepts , Maria Bernardete Ramos Flores, "Sobre a visualidade do Brasil Moderno. Causas e combates pelo "retorno à ordem", Antonio Carlos Peixoto, "Raízes do Liberalismo na Argentina", Isabel Calado, "A crise das Imagens", Heloisa Paulo, "Imagens da Liberdade: os exilados portugueses e a luta pela liberdade na Península Ibérica", Ana Isabel Martins, "Janela entreaberta? Imagens e representações jornalísticas de temas europeus"

Em Política, Estética e Ensino colaboram Massimo Morigi, e Stefano Salmi com o artigo "A esthetica Fascistica II . Tradizionalismo e Modernismo sotto l'ombra del fascio", José Alexandre Cardoso Marques, "Cineastas de entre as duas Grandes Guerras - testemunhos e actores da história mundial da 7ª arte", Fausto Cruchinho, "Vai- e-vem, os dois movimentos de João César Monteiro", Paulo Cunha, "A Comédia Humana segundo Manoel de Oliveira", Isabel Nogueira, "Edvard Munch ou a imagem como intensificadora do real", António Augusto Simões Rodrigues e António Manuel Matoso Martinho, "O Ensino Técnico . Um difícil equilíbrio entre a filosofia educativa, o conservadorismo e a dinâmica económica", Augusto Monteiro, "Heróis do lar, nação católica e rural": os "livros únicos" do ensino primário no Estado Novo", Luís Mota, "Memória(s), imagens do passado e discursos identitários na imprensa escolar durante o Estado Novo" e Clara Isabel Serrano, "Manuais Escolares: " a ponte e a porta" da vida e da cultura"

Integrados no tema Literatura, Cultura e Representações colaboram Fernando Fava, "Mito Sebástico - Realidade e Supra-realidade" Miguel Dias Santos, "O mito da Atlântida nas leituras historiográficas do nacionalismo monárquico", Fernando Tavares Pimenta, "Representações políticas da cultura colonial dos brancos de Angola", José Luís Lima Garcia, "A Literatura de Propaganda Colonial no Portugal Contemporâneo Vintecentista", Sérgio Neto, "Periódicos de temática ultramarina - cultura, propaganda e informação na antecâmara do Estado Novo. O caso do Jornal da Europa (1927-1931)", João Rui Pita, "O 1º Congresso Nacional de Farmácia (Lisboa, 1927) e a Cultura Farmacêutica Portuguesa", Manuel Correia, "Espelho meu...- Ilusão biográfica e ideal historiográfico: a construção de Egas Moniz" e o Dr. José Morgado Pereira, "A Evolução da Cultura Médica: A Revista de Neurologia e Psiquiatria (1888-1889)".

Editada pela Imprensa da Universidade a revista Estudos do Século XX é dirigida pela Prof. Doutora Maria Manuela Tavares Ribeiro.

recebido do Instituto de Estudos Jornalísticos