PORTUGAL SERÁ� MELHOR

  • - se a casa de Aristides de Sousa Mendes fôr reconstruída para um projecto ligado com a sua vida
  • - se houver mais locais para pôr as mãos na massa
  • - se cada um de nós Ler +
  • - se cada um de nós respeitar os passeios como lugar de trânsito dos peões, sobretudo dos que têm menos mobilidade
  • - se for mandado para as urtigas o princí­pio, muito vulgarizado: Tudo pelos amigos, nada pelos inimigos. Aos outros aplica-se a lei. É mais simples e justo se a todos se aplicar a lei.

POR UM JORNALISMO MELHOR

Recentes

Ligações


  • Get Firefox!

domingo, outubro 22, 2006

DOC LISBOA 2006 DomINGO, 22

DocLisboa 2006

14.30 Pequeno Auditório
Bait (House) [AG]Bait (House) [AG]
de Amos Gitai | 51' Israel 1980
"Bait" é o primeiro capítulo da história de uma casa em Jerusalém Ocidental seguida por Amos Gitai ao longo de três filmes e de 25 anos: abandonada durante a guerra de 1948 pelo seu proprietário, um médico palestino; requisitada pelo governo israelita como "vaga"; adquirida por um professor universitário que leva a cabo a sua transformação como uma vila... O edifício é como um teatro em que os antigos residentes, os vizinhos, os trabalhadores, o construtor e o novo proprietário, todos aparecem. A televisão Israelita censurou o filme.

14.30 Grande Auditório
China Blue [I]China Blue [I]
de Micha X. Peled | 87' EUA 2005
Um impressionante documento sobre os "efeitos secundários" da globalização, vista através do árduo quotidiano de jovens trabalhadoras de uma fábrica de calças de ganga na China. As condições de trabalho que Jasmine e as suas colegas adolescentes estão sujeitas no dia-a-dia desrespeitam todas as normas laborais internacionais. O que é ainda mais agravado quando o proprietário da fábrica fecha um importante negócio com um cliente ocidental e começa a exigir horas extraordinárias às trabalhadoras para cumprir a encomenda.

16.30 Pequeno Auditório
Kz [I]Kz [I]
de Rex Bloomstein | 98' Reino Unido 2005
As visitas guiadas de turistas e de jovens estudantes a um antigo campo de concentração nazi situado perto da pacata cidade austríaca de Mauthausen. No confronto entre as atrocidades ali cometidas no passado que vão sendo relatadas pelos guias e a normalidade presente de uma visita turística pressente-se, com um arrepio, a progressiva banalização do mal que permitiu o Holocausto.

16.30 Grande Auditório
Pintura Habitada [P]Pintura Habitada [P]
de Joana Ascensão | 52' Portugal 2006
Documentário sobre o trabalho de Helena Almeida, artista plástica que, desde o final dos anos 60, tem desenvolvido uma obra na qual explora os limites dos diferentes meios que utiliza, sejam eles a pintura, o desenho, a fotografia ou o vídeo. O filme centra-se nas várias fases e elementos envolvidos no elaborado processo criativo através do qual Helena Almeida constrói as suas obras, colocando em cena o próprio corpo.

18.30 Pequeno Auditório
Les Malles [T]Salesman [T]
Les Malles [T]
de Samba Félix Ndiaye | 13' França 1989
Salesman [T]
dos irmãos Maysles e Charlotte Zwerin | 90' Estados Unidos 1968
Um clássico do cinema vérité, "Salesman" segue quatro vendedores de Bíblias porta-a-porta, enquanto percorrem a linha que vai do entusiasmo ao desespero. Paul "O Chato" Brennan, Charles "O Atleta" McDevitt, James "O Coelho" Baker, and Raymond "O Touro" Martos, assim chamados pelos seus estilos de venda particulares. Primeiro mostra-os a trabalhar em Boston e arredores, onde a companhia está sedeada, depois em Chicago numa conferência de vendedores e por fim no novo "território" prometido de Miami e áreas circundantes. A missão é simples: convencer as pessoas a comprar. Em "Les Malles", filmado no Senegal, um grupo de amigos recupera bidões metálicos destinados ao transporte de alcatrão. Depois de limpos em grandes fogueiras, desfazem-nos, cortando placas de metal que servirão para fabricar malas que, uma vez pintadas e decoradas, estão prontas para serem vendidas.

18.30 Grande Auditório
Logo Existo [P]Logo Existo [P]
de Graça Castanheira | 52' Portugal 2006
"Logo Existo" exclui intencionalmente a primeira palavra da expressão "Penso, logo existo". O estudo da mente tem sido, ao longo dos últimos séculos, relegado para a religião e a filosofia. No entanto, nas últimas décadas, a neurobiologia rasgou horizontes neste campo. "Este filme é sobre a procura de uma palavra que substitua este pensar cartesiano que há já três séculos definiu conceitos em torno da identidade humana sem nos fazer felizes" (Graça Castanheira).

21.00 Pequeno Auditório
Fragments sur la Grâce [SE]Fragments sur la Grâce [SE]
de Vincent Dieutre | 101' França 2006
Vincent Dieutre (realizador de "Leçon des Ténèbres" e de "Mon Voyage d'Hiver") empreende um inquérito sobre as questões teológicas que marcaram o século XVII francês. O cineasta mergulha no universo incandescente de Port-Royal e da doutrina jansenista através da leitura de textos barrocos (entre os leitores encontramos Mireille Perrier, Eva Trufffaut e Matthieu Amalric), de visitas aos locais históricos do jansenismo e de conversas com historiadores e teólogos, levando o filme até aos limites da questão sem resposta sobre que coisa é a Graça.

21.00 Grande Auditório
The Seeds [CI]Elogio ao 1/2 [CI]
The Seeds [CI]
de Wojciech Kasperski | 28' Polónia 2006
Elogio ao 1/2 [CI]
de Pedro Sena Nunes | 70' Portugal 2005
Em "The Seeds", uma família pobre e rejeitada pela comunidade isolada onde vive carrega o peso de traumas passado. "Elogio ao 1/2" decorre na Meia-Praia, nome e terra dos "índios" que, vindos de Monte Gordo, espontaneamente construíram as suas cabanas de refúgio. Com o 25 de Abril de 1974 foi desenvolvido um plano arquitectónico com o objectivo de requalificar o conjunto de barracas feitas de junco, transformando-as em casas construídas pelos próprios habitantes. Muitas das promessas políticas feitas há 30 anos continuam por cumprir. Como será viver hoje na Meia-Praia?

23.00 Pequeno Auditório
Wadi Grand Canyon [AG]Wadi Grand Canyon [AG]
de Amos Gitai | 90' Israel/França 2001
Vinte anos depois do seu primeiro Wadi, Amos Gitai volta pela terceira vez a Wadi Rushmia. O local foi quase inteiramente destruído por promotores imobiliários. Yussef e a sua mulher, guardas do local e da sua história, ainda aí vivem... "Wadi Grand Canyon" é composto por três filmes rodados em 1981, 1991 e 2001 em Wadi Rushmia.

23.00 Grande Auditório
Tweety Lovely Superstar [CI]Tierra Negra [CI]
Tweety Lovely Superstar [CI]
de Emmanuel Gras | 18' França 2005
Tierra Negra [CI]
de Ricardo Iscar Alvarez | 90' Espanha 2005
"Tierra Negra" é uma observação global (que inclui aspectos sociais, geográficos, geológicos e humanos) do vale mineiro de Lumajo, na província espanhola de Leão. Mas, partindo dessa localização tão específica, o que se pretende é analisar e descobrir, de forma simultaneamente científica e poética, os mecanismos que regem a vida de qualquer comunidade. Em "Tweety Lovely Superstar", a curta metragem que abre a sessão, quatro homens e uma criança destroem, sem grandes ferramentas e quase tijolo a tijolo, uma casa em Beirute.