PORTUGAL SERÁ� MELHOR

  • - se a casa de Aristides de Sousa Mendes fôr reconstruída para um projecto ligado com a sua vida
  • - se houver mais locais para pôr as mãos na massa
  • - se cada um de nós Ler +
  • - se cada um de nós respeitar os passeios como lugar de trânsito dos peões, sobretudo dos que têm menos mobilidade
  • - se for mandado para as urtigas o princí­pio, muito vulgarizado: Tudo pelos amigos, nada pelos inimigos. Aos outros aplica-se a lei. É mais simples e justo se a todos se aplicar a lei.

POR UM JORNALISMO MELHOR

Recentes

Ligações


  • Get Firefox!

sexta-feira, outubro 27, 2006

COMBOIOS EM IMAGENS

Vi, há pouco, na RTP um documentário sobre os comboios da autoria de Paulo Silva Costa. Chego á conclusão que aprecio, em certo sentido, comboios, carros, aviões, a internet, ou seja o transporte. O documentário escolhe o percurso Braga-Faro como elemento estruturante da narrativa. Porém, há sempre algo ao lado, nas linhas secundárias, a que foi obrigatório dar atenção, o que nem sempre facilita o acompanhamento.
Há a utilização de imagens de arquivo algumas vezes imagens bem particulares e fortes. Lembro o depoimento de arquivo não exibido, datado de 1964, em que um funcionário da CP ao falar da companhia lembra que a segurança poderia ser melhorada. Evoca ao mesmo tempo a morte recente de uma passageira que não acta instruções. Era fácil, com a censura dar a imagem de ordem e progresso e a ilusão de que nada se passava de perturbador.

(a continuar)

1 Comments:

Blogger totoia said...

Gostei imenso do documentário exibido pela RTP 1. De facto as imagens de arquivo são uma fonte histórica riquissima, destaco aquela reportagem feita a uma senhora vinda de França em que o marido se indignou por ela estar a ser filmada.

10:09 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home