PORTUGAL SERÁ� MELHOR

  • - se a casa de Aristides de Sousa Mendes fôr reconstruída para um projecto ligado com a sua vida
  • - se houver mais locais para pôr as mãos na massa
  • - se cada um de nós Ler +
  • - se cada um de nós respeitar os passeios como lugar de trânsito dos peões, sobretudo dos que têm menos mobilidade
  • - se for mandado para as urtigas o princí­pio, muito vulgarizado: Tudo pelos amigos, nada pelos inimigos. Aos outros aplica-se a lei. É mais simples e justo se a todos se aplicar a lei.

POR UM JORNALISMO MELHOR

Recentes

Ligações


  • Get Firefox!

sábado, outubro 28, 2006

COMBOIOS EM IMAGENS (3)

Outros dados: um comboio na linha de Sintra equivale a menos 1000 carros no IC19. 1000 kms (!) de linha férrea ainda têm um controlo por telefone, mas 1469 km de rede tem cantonamento automático. A modernidade e o século XIX continuam lado a lado.

Vimos como a passagem de comboios na ponte sobre o Tejo -1999- esvaziou o terminal do Barreiro, cidade que hoje viu quase desaparecer a classe operária, com tradições de luta e revindicação no sector. Vimos mulheres maquinistas nos actuais comboios. Maquinistas dos pendulares, saudosos das antigas máquinas a vapor. Ruas na Amadora sem carros, nos anos 60.

Vimos a modernização arquitectónica das estações e as esculturas de Francisco Simões de mulheres que esperam. Percebenos como o designer José Santa Bárbara tem vindo a dar nova imagem aos lugares que ocupamos. Como uma estação – Castelo de Vide - foi transformada em estalagem.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

... Portugal é por certo um belo Museu do caminho de ferro!

11:15 da tarde  
Blogger totoia said...

Está uma exposição com alguns modelos dos comboios portugueses junto às docas em Liboa, vale a pena ir ver.

9:33 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home