PORTUGAL SERÁ� MELHOR

  • - se a casa de Aristides de Sousa Mendes fôr reconstruída para um projecto ligado com a sua vida
  • - se houver mais locais para pôr as mãos na massa
  • - se cada um de nós Ler +
  • - se cada um de nós respeitar os passeios como lugar de trânsito dos peões, sobretudo dos que têm menos mobilidade
  • - se for mandado para as urtigas o princí­pio, muito vulgarizado: Tudo pelos amigos, nada pelos inimigos. Aos outros aplica-se a lei. É mais simples e justo se a todos se aplicar a lei.

POR UM JORNALISMO MELHOR

Recentes

Ligações


  • Get Firefox!

sábado, setembro 09, 2006

FALAR DE IMAGENS Arquivos de imagem

Uma das conclusões que retirei do debate de 5a feira foi a de que outros arquivos, como os de fotografia, ou ainda mais específicos como os de fotografia de imprensa, merceriam um outro debate. Acácio Barradas foi quem sugeriu a atenção a estes arquivos nomeando, concretamente, o arquivo do DN. Resta dizer que tentei contacto com o arquivo fotográfico de Lisboa, a quem enviei convite, mas sem sucesso na resposta. Também os arquivos de cinema, embora aflorados e de certa forma objecto das reflexões de Susana Sousa Dias, mostraram que deveriam merecer mais atenção. Aliás ainda antes de o debate começar já José Manuel Costa me enviara um "e-mail" manifestando a convicção da necessidade dessa presença e da surpresa de não estar um representante desse sector. Felizmente que José Manuel Costa esteve na sessão da Almedina, contribuindo com algumas interessantes reflexões sobre o percurso do ANIM, actualmente mais aberto e acessível aos utilizadores.

Pela minha parte, sou favorável ao alargamento da discussão a todos os arquivos de imagem, lugares de memória. E mesmo favorável a debates mais longos em tempo, profundidade e número de participantes. Alguma coisa farei.